Como ter uma identidade visual marcante? Passo a passo

A identidade visual de uma empresa é a representação visual da marca. É o conjunto de elementos gráficos que transmitem a mensagem e a personalidade pública da empresa. Criar uma identidade visual forte é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e conquistar a atenção e confiança dos consumidores. Neste post, vamos explorar algumas dicas e práticas para criar uma identidade visual forte e eficaz.

1 . Conheça sua empresa

Antes de começar a criar a identidade visual, é importante entender a personalidade e os valores da empresa.

Quem é o público-alvo?

Qual é a mensagem que a empresa quer transmitir?

Qual é o diferencial da marca em relação aos concorrentes?

Essas são algumas das perguntas que devem ser respondidas antes de começar a criar a identidade visual.

2 . Escolha as cores certas

As cores têm um grande impacto na percepção da marca. A escolha das cores considera publico-alvo, psicologia e objetivos bem estruturados, um profissional sabe exatamente como escolher cada cor carrega com sigo uma mensagem diferente, a etapa de escolher a paleta cromática é uma das mais importantes. Escolher as cores certas para a identidade visual pode (não é uma regra) pode ser um fator que define se a empresa ira conseguir ou não atingir o público.

3 . Escolha as tipografias

As fontes e tipografias escolhidas também têm um grande impacto na identidade visual. Uma identidade visual é composta de duas a quatro tipografias diferentes, variando conforme o segmento que a marca atua. Exitem as fontes que compõem o logotipo e exitem as tipografias auxiliares. As tipografias auxiliares serão as que seu público terá mais contato, também é importante se atentar que exitem dois tipos de tipografias, as que são para ser vistas e as que são para ser lidas. Ter legibilidade não significa que essa tipografia tem uma boa leiturabilidade

nem tudo que é legível é fácil de ler

4. Crie um logotipo forte

O logotipo é um dos elementos mais importante da identidade visual. É a representação visual da marca e deve ser facilmente reconhecido e lembrado pelos consumidores. Suas formas devem ser planejadas segundo a mensagem, assim como as cores exite um profundo estudo de psicologia por trás das formas na composição deste simbolo que ira ser o porta-bandeira de sua identidade. O ideal é que logotipo seja simples e versátil o suficiente para ser usado em diferentes plataformas e tamanhos, é importante considerar que além da versão prioritária também é recomendado ter mais duas versões do logo, uma vertical ou horizontal (variando conforme a prioritária, se a versão prioritária for vertical então é necessária uma secundária horizontal e vice-versa) e uma versão reduzida que serve como ícone em redes sócias ou até para um possível aplicativo.

5. Mantenha a consistência

A consistência é fundamental para criar uma identidade visual forte. Todos os elementos gráficos devem seguir a mesma linha e ser facilmente reconhecidos como parte da identidade visual da marca. A consistência é gerada a partir elementos como o logo, padronagem, grafismo, tipografia, ícones e tudo que percorre o universo visual da marca também ajuda a construir a confiança do consumidor na marca. A marca deve ser consistente em todos os pontos de contato, incluindo o site, redes sociais, embalagens e materiais promocionais.

Conclusão

Criar uma identidade visual forte é fundamental para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. É importante entender a personalidade e os valores da empresa, escolher as cores certas, usar fontes legíveis, criar um logotipo forte e manter a consistência em todos os pontos de contato. Com essas práticas, é possível criar uma identidade visual forte e eficaz que ajuda a construir a confiança do consumidor na marca e a conquistar a atenção e lealdade dos clientes. Lembre-se também que marca é bem mais que apenas identidade, marca é a história por trás da identidade, qualidade, atendimento, valores e a própria história de seu negócio assim como a linguagem que ele usa, seus arquétipos e atributos são tão importantes quanto a identidade e agregam valor a marca construindo a sua reputação no mercado.

Gostou do post, deixe seu gostei, fique a vontade para fazer perguntas e interagir na sessão de comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *